Os Rotary Clubs no mundo inteiro comemoram no dia 23 de fevereiro o 117º aniversário da primeira reunião de Rotary Club. Nesse dia em 1905, Paul Harris, Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele encontraram-se e Harris contou aos seus amigos o projeto de fundar um clube.
Em fevereiro de 1905 era fundada uma das primeiras organizações de prestação de serviços do mundo. Graças à visão estratégica e futurista do advogado Paul Percy Harris, que decidiu reunir três colegas, nascia o primeiro Rotary Club, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Este foi o humilde começo da primeira organização internacional de serviços humanitários que agora inclui mais de 1,2 milhão de associados e 33.000 clubes em mais de 200 países e áreas geográficas.
Desde que foi criado, o Rotary segue alguns princípios básicos, desenvolvidos para que os rotários atinjam o Ideal de prestação de Serviços e altos padrões de ética.
O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:
1. O desenvolvimento do Companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de Servir.
2. O Reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional.
3. A melhoria da Comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada.
4. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da Paz entre as Nações.
São estes rotários os legítimos seguidores dos ideais que começaram a ser forjados naquela singela reunião de 23 de fevereiro de 1905. Portando, a missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. Servir para transformar vidas.






